domingo, 2 de outubro de 2011

Aprenda a Fazer Pixel Art






Pessoal muiito fácil fazer pixel art.Eu simplesmente quando via achava super difícil de fazer...Que nada muito simples,e agora vou ensinar a vocês por que eu sei que vocês gostam de participar dessas promoções e a maioria das vezes não conseguem por causa que não sabem fazer.Prestem bem atenção neste post.


1º- Material necessário
Eu neste tutorial vou usar o photoshop e o paint para o pixel art, mas se não tiver um deles não faz mal, pode seguir na mesma o tutorial só com um deles, para fazer pixel art com o photoshop a ferramenta mais utilizada vai ser o lápis(está "escondido" no icône do pincel) , clique no botão do lado direito do rato em cima dele para mudar para o lápis, no paint vai ser exatamente a mesma coisa, use o lápis.


2º-Linhas
Os pixels são essencialmente pequenos quadrados de cor, eu vou-lhes ensinar a utilizar esses quadrados para fazer qualquer tipo de linhas(sim linhas, temos de começar por algum lado !)
Eu sei que estão a pensar que é demasiado fácil para se preocuparem com isto, mas ás vezes até linhas retas podem causar problemas, uma coisa muito importante é evitar irregularidades, como por exemplo:
O mesmo se passa com linhas curvas:
Dica: quando fizer linhas curvas, tente ir decrescendo no número de pixels á medida que vai curvando, eu vou utilizar isto no meu pixel art, mas vão haver sempre falhas ...

3º-O projeto
Bom,você não precisa fazer só com imagens habbo,tentar reproduzir uma imagem habbo em pixel art do nada, para isso vocês podem procurar uma imagem qualquer na internet:
(atributos e mude os dois valores para 300).
Comece a fazer uma base "bruta" ou seja, não se importe muito com a grossura das linhas, etc, para isso trabalhe com zoom em 4x ou 6x, e atenção, eu não disse para fazer completamente á toa, tente copiar todas as linhas mais fortes do desenho que vai "transformar" em pixel art, esta vai ser provavelmente a parte mais importante, não exite em corrigir alguma coisa se parecer muito larga ou grande etc. :
Agora vamos "limpar" o contorno para que as linhas não tenham mais do que um pixel de espessura, ou seja, apagar pixel por pixel, e não se esqueça, não é tarde nem cedo para mudar drasticamente uma parte do desenho, para esta parte aconselho o zoom de 8x :


5º- As cores
O modelo das cores utilizado no photoshop:
O modelo das cores utilizado no paint:
(para aceder clique duas vezes em cima de uma cor qualquer)
Cor- Esta nem era preciso explicar xD, cor = azul amarelo, etc.
Saturação- Define a intensidade de uma cor, 100% de saturação dá uma cor muito clara, e á medida que se vai baixando, a cor fica mais cinzenta.
Claridade- Ou luminosidade, define a luminosidade de uma cor, 0% de claridade dá uma cor preta.
Agora quem vai escolher as cores vai ser você, tente procurar as cores o menos pálidas possível, escolha 2 a 4 cores principais, se não o desenho fica colorido demais e perde a graça.
Para encher com o photoshop use a varinha mágica(atalho W), seleccione uma zona e clique em alt + backspace e tire o visto de anti-alias, ou seleccione o balde que está escondido(clique direito para mudar de ferramenta) atrás da "gradient tool"(um retângulo com uma cor a ir do branco ao cinzento), no paint use o balde de tinta.

6º- As sombras
Antes de mais nada, vai ter de escolher de onde a luz vem, se a luz vier de cima e esquerda as sombras vão estar em baixo do lado direito (lógico), agora para cada uma das cores do seu desenho escolha a mesma cor mas com menos luminosidade para fazer de sombra.
Repare que eu na capa só reproduzi as pernas em forma de sombra... é que eu não estou muito familiarizado com as sombras xD
Sombra leve :
Uma segunda sombra, mais clara que a primeira, usado em áreas que estão iluminadas indirectamente, ou se preferir, antes da sombra mais escura :
Dica: se não quiser ter trabalho em procurar cores escuras e claras por si mesmo, vá buscar uma imagem colorida do seu personagem e com o conta gotas seleccione as cores que quiser.
Luz: 
E claro há sempre uma parte onde a luz ilumina abundantemente, e essa parte vai ficar pintada com uma cor mais clara do que a cor de base: 
dica: para as partes mais redondas tente fazer "bolas" com a cor mais clara.

7º-(opcional) Sombras "pixeladas"
Para dar um aspecto ainda mais pixelado aos seus pixel arts pode usar este "esquema" de sombras :
Como fica no pixel art:
Eu não vou fazer em todo o meu pixel art pois seria muito demorado, visto que ele é muito grande.

8º- Os detalhes
Está na Hora de fazer os pequenos detalhes, como caras, pequenos desenhos, colares, pulseiras e etc:


9º- O seu Logótipo
Agora para acabar só falta mesmo adicionar o seu nome na imagem para que toda a gente saiba quem foi o autor da sua obra de arte.



10º - Dica Para pixel artists: Recolorir um objecto
Eu vou tentar aqui vos ensinar como recolorir um objeto da maneira mais fácil que conheço (no paint)
Maior Parte das pessoas nem faz a mínima ideia que se possa fazer isto com o paint.
Pegue num mobi do seu gosto (ou outra coisa qualquer):
Eu escolhi o Sofá HC:
Repare que existem vários tons de verde no sofá (faça zoom para ver melhor), seleccione cada um com esta ferramenta:
E ponha esses tons ao lado do sofá de preferência em ordem de claridade (eu pintei com o pincel):
Depois escolha quatro tons de uma outra cor (clique duas vezes em qualquer cor e depois em definir cores personalizadas para mais opções de escolha).
E pinte as quatro perto dos tons de verde(de preferência em cima ou em baixo):
Esta parte é a mais importante... preste bem atenção:
Selecione a borracha, com o lado esquerdo do rato escolha a cor que quer substituir e com o lado direito a cor com a qual vai substituir:
Depois em vez de pressionar o botão esquerdo do rato para apagar pressiona o direito(com a ferramenta da borracha selecionada), vai verificar que só apaga a cor que voce quer substituir:
Faça isso com o resto dos tons e deve ficar assim:
Depois faça o mesmo com as almofadas e a parte castanha se quiser:
E pronto! Você acabou de fazer o seu primeiro super raro xD
Agora tente aplicar isto em outros dos seus trabalhos e vai ver que tudo será mais fácil!

chat do Habbolella